domingo, 30 de junho de 2013

DENÚNCIA: EX-FUNCIONÁRIO DA REDE RECORD RECLAMA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO


Carlos Henrique da Silva Tocantins.

 Na manhã deste domingo dia 30, o senhor Carlos Herinque da Silva Tocantins, conhecido popularmente como Carlos Maranhão, nos procurou para contar sua história e ao mesmo tempo fazer uma denúncia contra a emissora afiliada da rede Record de Televisão na cidade de Alto Taquari.

O senhor Carlos Maranhão morava na cidade de Primavera do Leste - MT, e teve  conhecimento da afiliada da rede Record em Alto Taquari através da internet. “Estava em Primavera do Leste, através da internet eu vi que tinha uma TV na cidade de Alto Taquari, entrei em contato via telefone e conversei com a responsável pela emissora, ela me convidou para vir conhecer a TV e a cidade, quando cheguei aqui logo comecei a trabalhar como cinegrafista”, relatou.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CRESCE O NÚMERO DE VIOLÊNCIA CONTRA OS HOMOSSEXUAIS


                                            Foto:  Jéssica Macêdo Vieira/SemHomofobia
Luis Alberto de 23 anos. ( Leia sua História )

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH), divulgou nesta quinta-feira (27), o relatório sobre a Violência Homofóbica no Brasil, os dados revelam que teve o aumento de 46,6% no ano de 2012.


Segundo o relatório no ano de 2011 foram registrados 6.089 casos de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, no entanto esse número cresceu para 9.982 em 2012.


O crescimento na violência contra os homossexuais fez aumentar o número de denuncia pelo Disque 100, em 166%, uma vez que no ano de 2011 foram registradas 1.159 denuncia e até o final de 2012 cerca de 3.084.  Os perfis dos denunciantes também teve mudança, no ano de 2011 as denuncias eram feitas por pessoas que não conheciam a vitima, já em 2012 a maioria eram feitas por amigos próximos ou parentes das vitimas.


O que assusta no relatório é que a maioria das vitimas nesses casos são do sexo masculino (71%), gay (60,44%) na faixa etária entre 15 e 29 anos (61,33%). E na maioria dos casos os agressores eram na maioria das vezes conhecido da vítima e 38% foram agredidos dentro de suas residências.  


“Constituímos uma possibilidade de comparar um período com outro. Descobrimos qual trabalho poderemos realizar", afirmou a ministra da SDH, Maria do Rosário.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A EXPECTATIVA É QUE: 50 PESSOAS PARTICIPEM DO VEM PRA RUA TAQUARI


No início pensamos  que seria loucura da nossa  parte chamar as pessoas para saírem às ruas para reivindicar os direitos de uma população e claro apoiar os brasileiros dos grandes centros, na luta contra a corrupção.

Foi criado um evento no Facebook para chamar as pessoas para participarem do  Manifesto,  em seguida foi encaminhado ao Sargento Délcio  da Policia Militar um ofício solicitando  a presença dos policiais para fazerem a segurança dos manifestantes.

Após o lançamento do evento, começaram as pressões psicológicas para o cancelamento do mesmo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

UNEMAT APROVA BOLSA ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO MORADIA PARA UNIVERSITÁRIOS


Foto: Moisés Bandeira/Unemat
Os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passam a contar com novos auxílios para garantir a permanência nos cursos de graduação. Nesta quarta-feira (19), o Conselho Universitário aprovou os auxílios alimentação e moradia de R$ 180 e 250, respectivamente.
 
Os dois benefícios podem ser cumulativos com outras bolsas já concedidas pela instituição. A quantidade de auxílios a serem concedidos serão definidos em edital a ser lançado no segundo semestre deste ano, mas a expectativa é que ultrapassem 400.
O reitor da Unemat, Adriano Silva, comemorou a aprovação dos auxílios. “É mais uma conquista no campo estudantil, queremos ir avançando na política de assistência ao estudante dando as condições para que eles possam se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão”, diz.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

OS MANIFESTOS PELO BRASIL E SUAS REIVINDICAÇÕES

Colaboração
                                                                                                Professor Gibran Luis
Aula na rua

Por Gibran Luis Lachowski, jornalista e professor do curso de Comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat\Alto Araguaia)

É cedo para estabelecer qualquer cenário definitivo, mas não há como não enxergar algumas ótimas lições decorrentes desta onda de manifestações pelas ruas e avenidas de várias cidades do Brasil.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

OFICINAS E PALESTRAS MARCAM O SEGUNDO DIA DO VII COLÓQUIO DE JORNALISMO

Por: Aparecido Marden/Bianca Oliveira/José Vitor 
Alunos prestigiam  segunda noite do VII Colóquio de Jornalismo Foto: Aparecido Marden 
O VII Colóquio de Jornalismo esta sendo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em Alto Araguaia, com o tema “Jornalismo e Regionalidade”. As atividades começaram na tarde desta quarta-feira (12), com oficinas e minicursos, ministrados por professores, alunos e jornalistas convidados.

A equipe organizadora foi composta por professores e alunos do curso. Nesta edição contou com a ajuda da jornalista e professora Ana Paula Carnahiba que nos falou sobre a experiência e as dificuldades que encontrou para realização do evento. ( ouça )

Na noite de quinta-feira (13), o evento teve inicio com a divulgação do Livro Digital e da Revista Cientifica do grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Sociedade”, composto pelos professores do curso de Comunicação Social do campus de Alto Araguaia. Os participantes do projeto expuseram aos presentes, às experiências de confeccionarem a primeira revista cientifica do campus e  apresentaram os projetos desenvolvidos que inclui o e-book.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

RECÉM GRADUADOS CONTAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO SEGUNDO DIA DO VII COLÓQUIO DE JORNALISMO

 Professor Me. Iuri Barbosa, na  abertura do  primeiro dia de evento.
O segundo dia do VII Colóquio de Jornalismo tem como destaque o “Painel de Experiência”, onde recém graduados do curso de jornalismo retratam a realidade do mercado de trabalho em alto Araguaia e Região.

O evento teve inicio no dia 12 de junho, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em Alto Araguaia, com o tema “Jornalismo e Regionalidade”, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 14, oferecendo a toda comunidade acadêmica e a população; oficinas, minicursos e palestras com profissionais da área de comunicação.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CORONEL WALTER FALA SOBRE A PRISÃO DE EVANDERLI



Dr.João Batista/Coronel Walter/Delegado João Borges

Na manhã desta segunda-feira (10), após uma denúncia, os policiais conseguiram chegar ao local onde estava Evanderli de Oliveira Lima, o suspeito de matar Juíza de Alto Taquari, Dr. Glauciane Chaves, sua ex - esposa na última sexta-feira dia 07.


Ouça aqui a coletiva dada a toda imprensa, na tarde desta segunda feira, dia 10.

Fotos : Aparecido Marden

AMB QUESTIONA SEGURANÇA DENTRO DOS FÓRUNS APÓS MORTE DE JUÍZA



                                                                                                       Fonte : Folha de São Paulo
Após o assassinato da Juíza Glauciane Chaves, na última sexta-feira (07), na cidade de Alto Taquari-MT, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, voltou a enfatizar a necessidade de reforçar o controle de segurança em todos os fóruns.


O caso isolado em Alto Taquari-MT repercutiu em todo Brasil, o que mostrou a insegurança para aqueles que de fato precisam dela para exercer a profissão. A segurança falhou e “a segurança interna daquele fórum em que pese toda a preocupação do Presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Desembargador Orlando Perri, falhou permitindo que alguém armado, no caso o ex-marido da Juíza, acabasse por adentrar no Fórum e retirar de uma forma covarde a vida da nossa colega”, disse Calandra.

sábado, 8 de junho de 2013

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 7º COLÓQUIO DE JORNALISMO DA UNEMAT DE ALTO ARAGUAIA-MT




“Jornalismo e Regionalidade”: este é o tema do evento, que ocorre entre 12 e 14 de junho  


Por meio do Departamento de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alto Araguaia, professores e alunos trabalham a todo vapor para realização do 7º Colóquio de Jornalismo, evento que já é tradição na universidade. O evento tem em sua programação palestras, mesas de debate, oficinas e minicursos, que ocorrem entre 12 e 14 de junho. A programação noturna será no prédio do Cepaia, no campus da Unemat. As oficinas e minicursos ocorrem à tarde, em salas da universidade a serem definidas. O tema “Jornalismo e Regionalidade” busca destacar a história da profissão em Mato Grosso e tem como símbolo o queijo cabacinha, tradicional na região do Araguaia. 

A inscrição custa R$ 5,00, dá direito a assistir palestras e fazer oficinas\minicursos e deve ser feita o mais rápido possível. O pagamento pode se feito com os professores Gibran Lachowski, Eduardo Medeiros e Iuri Gomes à noite, na Unemat. Também é possível se inscrever na secretaria da universidade (1º piso).

 CONFIRMADOS

Na área de comunicação, estão confirmados: Rodrigo Meloni, editor do site “Olhar Direto/Cuiabá”; Tchélo Figueiredo, radialista e assessor de comunicação da prefeitura de Cuiabá; Lorenzo Falcão, escritor e editor de Cultura do jornal “Diário de Cuiabá”; Marluce Scaloppe, jornalista e professora doutora do curso de Comunicação Social da UFMT/Cuiabá. Também haverá participação de profissionais do Direito, para discutir a relação do campo jurídico com o jornalismo: Luiz Alberto Scaloppe, procurador de justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística do Estado de Mato Grosso; e Marcio Florestan Berestinas, promotor de justiça Criminal de Alto Araguaia.

PROFISSIONAIS FORMADOS PELA UNEMAT

Como novidade para esta edição, o evento contará com ex-alunos da universidade que já atuam na profissão, visando compartilhar experiências e estimular os novos comunicadores para o mundo do trabalho. Vão compor a mesa de discussões o editor do “Jornal da Aurora”, da Rádio Aurora FM (de Alto Araguaia), Renato Rezende, o assessor de comunicação da prefeitura da cidade, Marcos Cardial, e o professor na área de Comunicação do Senac\Rondonópolis, Cayron Henrique Fraga. 

O evento também oferecerá certificados para os seus participantes, sendo que o espaço está aberto para a participação de todos acadêmicos do curso, docentes, profissionais da área e para a comunidade externa.


Mais informações: jornalismounemataia@outlook.com
     (66) 9655-4872 – Réulliner Rodrigues

sexta-feira, 7 de junho de 2013

EX-MARIDO É O PRINCIPAL SUSPEITO PELA MORTE DA JUÍZA EM ALTO TAQUARI

 FONTE : Agora MT
 Foto: Internet 


A juíza de Alto Taquari, Glauciane Chaves de Melo, que também é a diretora do Fórum da Comarca, foi assassinada na manhã desta sexta-feira (7) a tiros dentro de sua sala, no Fórum. As informações são de que pelo menos um tiro atingiu a sua cabeça.

Segundo o Delegado de Alto Taquari, João Filho, trata-se de crime passional, onde o autor do homicídio seria o ex-marido da  juíza.

O ex-marido da juíza e suspeito do crime é identificado como Evanderli . Funcionários do Fórum informaram que ele teria entrado na sala da juíza e que depois ouviram apenas os disparos.

Após o assassinato, o ex-marido fugiu de carro e deixou o revólver usado no crime cair em frente a uma residência próximo do Fórum. O segurança que faz a guarda do prédio ainda teria tentado impedir a fuga do suspeito atirando contra ele.


Às 12h16

O corpo da Juíza ainda estava no local do crime. A Polícia Técnica de Alto Araguaia já havia se deslocado até a cidade vizinha para analisar a cena do crime.

Uma equipe de investigadores da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Rondonópolis, juntamente com o Delegado especializado em Homicídios, Vinicius Franciscon e o Coronel Walter, foi mandada para Alto Taquari para auxiliar o caso. Eles embarcam no início da tarde de hoje (7).

HÁ MENOS DE UM ANO

A juíza Glauciane Chaves de Melo assumiu os trabalhos na Comarca de Alto Taquari no dia  18 de junho do ano passado, depois de um longo tempo que o município passou sem ter um magistrado residente na cidade.

Oriunda da cidade de  Belo Horizonte (MG), e aprovada em 19º lugar para exercer o cargo de juíza de direito. Em seu discurso de posse Glauciane  disse estar muito feliz e que deseja realizar um bom trabalho no município, “Como eu disse nas minhas breves palavras introdutórias, estou muito feliz de estar aqui em Alto Taquari, foi uma cidade que eu realmente pude escolher. Ainda que eu estivesse em melhor colocação, escolheria aqui porque é um clima gostoso, um clima que lembra a minha origem lá das Minas Gerais. Alto Taquari é uma cidade em constante desenvolvimento, é uma cidade tranquila pelo o que eu pude pesquisar. Eu escolhi por isso”, falou a juíza.

Mais sobre o caso no site do Agora MT .
 
O ex-marido e suspeito pelo crime.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

ESTUDANTES DA UNEMAT DÃO LIÇÃO DE GARRA E CIDADANIA

Gibran Luis Lachowski, professor do curso de Comunicação da Unemat\Alto Araguaia

O curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)\campus de Alto Araguaia acaba de dar um passo adiante na sua árdua caminhada. Conquistou 12 prêmios no Intercom Centro-Oeste, o maior evento de pesquisa e debate acadêmico em comunicação na região, realizado este ano entre 30 de maio e 1º de junho em Rio Verde (GO). Em 2012, em Campo Grande (MS), ganhou oito.

O desempenho neste ano valeu à Unemat\Alto Araguaia o posto de instituição que mais levou prêmios na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), uma das atividades do Intercom. E isso ocorreu diante de cursos na área com maior renome e mais bem estruturados, como os da Universidade de Brasília, das federais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O evento teve 46 categorias, distribuídas entre várias habilitações, como Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Publicidade. A Unemat participou de 21.

Os prêmios conquistados pela instituição foram em: assessoria de comunicação; reportagem em jornalismo impresso; audiojornalismo e radiojornalismo; jornal mural;
documentário; roteiro de não ficção; ensaio fotográfico; embalagem; foto artística; roteiro de games; blog; programa de tv.

Motivos
O resultado é fruto de uma série de elementos, como o ensino de caráter humanístico presente na instituição e as orientações dos professores quanto aos trabalhos a serem apresentados no evento. Contudo, se deve, principalmente, ao esforço dos estudantes, que batalharam do começo ao fim, na viabilização de ônibus, elaboração de artigos científicos e produtos jornalísticos experimentais.

As pressões e os diálogos iniciados por parte dos acadêmicos funcionaram, pois geraram apoio da prefeitura de Alto Araguaia, da direção do campus de Alto Araguaia e da sede da Unemat, em Cáceres. Isso inclusive foi reconhecido pelo vice-prefeito da cidade, Américo Alves Filho (PSD) – representando o prefeito Jerônimo Samita Maia Neto (PR) –, e pela diretora da universidade no município, Edileusa Gimenes, em cerimônia ocorrida segunda à noite (03) em homenagem ao esforço e à garra dos estudantes.

EX-FUNCIONÁRIO DE CIRCO É AGREDIDO EM ALTO TAQUARI


Foto: Aparecido Marden
  Na manhã dessa quinta-feira (06), por volta das 08 horas da manhã a policia civil atendeu uma ocorrência que vitimou o senhor Luiz Oscar Rodrigues (36), conhecido por trabalhar como palhaço no último circo que passou pela cidade. Nossa equipe foi á Delegacia e conversou com o escrivão Camargo, que auxiliou no socorra da vítima encaminhando-a ao hospital municipal.  Na entrevista o escrivão nos informou que o suspeito de cometer a ação contra o senhor Luiz, tem apenas 16 anos de idade e que já possui passagens pela policia por outros “atos inflacionais”. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTÁ SENDO REALIZADA NO MUNICÍPIO

Está sendo realizada no prédio do CECOI, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema " A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS", uma ação promovida pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Prefeitura Municipal. A palestra está sendo ministrada pelo assistente social Néio Lúcio, que veio exclusivamente de Cuiabá para esse evento, o mesmo trabalha na área social ha 25 anos.
A conferência tem como objetivo tratar de assuntos relacionados à assistência social da população carente, não apenas do município de Alto Taquari,  mas também em todo mundo.
Na abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Alto Taquari, o prefeito Maurício de Sá fez uso da palavra para falar da importância da participação da população nesse evento, "a participação de vocês como cidadãos é muito importante. A sociedade questiona e cobra, mas não participa",concluiu.

terça-feira, 4 de junho de 2013

EM ALTO ARAGUAIA ALUNOS SÃO RECEBIDOS COM COQUETEL DE BOAS VINDAS APÓS RECEBEREM 12 PRÊMIOS NO INTERCOM

Eu recebendo o Certificado Honra ao Mérito das mães da Diretora do Campus 

Os acadêmicos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT estão em festa, o motivo é o fato de terem conquistados 12 prêmios no Expocom do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro- Oeste – Itercom , entre  os  dias 30 de maio a  1° de junho, na cidade de Rio Verde – GO.

Os alunos da Unemat apresentaram seus trabalhos, e  conseguiram levar as premiações, deixando para trás os trabalhos de alunos da UNB, Universidade Católica de Brasília, UFMT , UFMS entre outras. Essa vitória mostrou aos amigos universitários das outras universidades das grandes cidades, que o interior também pode se destacar quando a questão é ensino e aprendizado de qualidade.

Nós do blog Alto Taquari em Pauta, tivemos como concorrentes os alunos da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, do campus de Barra do Garça e de Cuiabá. “ Não sei explicar a emoção, mas agradeço a todos vocês que sempre estão aqui lendo e compartilhando minhas matérias. Assim que faço jornalismo com garra, determinação, verdade e claro humildade. obrigado a todos” posso assim concluir.

Trazer os prêmios para Mato Grosso e deixar a marca da UNEMAT estampada nos jornais de Rio Verde- GO, não tem palavras que expressam essa alegria.