;

Especiais

Brasil| Preços e custos preocupam sementeiros em MT

Foto: Nativa News
Com informações do Canal Rural
Bem mais difícil! Assim os produtores de sementes de soja em Mato Grosso classificam o ano de 2018. E são pelo menos dois os motivos para isso: enquanto as despesas cresceram, o insumo perdeu valor em relação à última safra. Agora, a conta pode não fechar.
O barateamento da semente é um reflexo direto do aumento da oferta. O desempenho dos campos de produção superou o de anos anteriores, elevando em aproximadamente 5% o volume disponível. O problema é que a demanda não costuma saltar nesta mesma proporção. A área destinada às lavouras de soja nesta nova safra, por exemplo, deve crescer pouco mais de 1%, segundo prevê o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O resultado desta equação aparece nas estimativas de gastos com a safra. Para plantar um hectare de soja, o agricultor mato-grossense deve gastar em média R$ 294,39. Valor cerca de 6% inferior ao desembolsado no cultivo da última safra, segundo cálculos do próprio Imea.
A diferença de preço não é a única preocupação dos sementeiros. O gasto com o transporte do insumo também reforça o alerta. Muitas vendas foram feitas com antecedência e, como normalmente é feito, com os valores do frete já embutidos e baseados em médias históricas. Com a entrada em vigor do tabelamento do serviço – com um preço mínimo já definido por lei – será preciso ajustar estas diferenças, atingindo em cheio o bolso do setor.
Para o agricultor André Adams, por exemplo, a situação é preocupante. Ele produz sementes de soja em Alto Taquari (região sudeste de Mato Grosso) e acredita que “o preço do insumo tenha chegado ao fundo do poço”. O mercado, segundo ele, “tem trabalhado muito perto do limite” e, diante dos prováveis custos logísticos adicionais, “será preciso absorver os prejuízos, comprometendo uma margem que já não existe mais”, conclui.
Confira o vídeo:

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.