;

Especiais

Policial| Mato Grosso é um dos Estados com melhor distribuição de agentes penitenciários no Brasil

Com informações do SejudhMT
Mato Grosso é um dos oito estados brasileiros que têm a proporção adequada de agentes penitenciários no país. São 11.300 presos para um total 2.475 agentes, uma média de 4,6. O número está abaixo da média nacional que é de 7 presos por agente; e também da mínima desejável, que segundo a resolução de 2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, deve ser de 5 presos por um agente.
O levantamento faz parte do Monitor da Violência do G1, do Grupo Globo, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que foi divulgado na última semana. Acre, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins também obtiveram resultados favoráveis, dos quais o Tocantins alcançou a menor média, de 2,6 presos por agente.
Para o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, o resultado desse estudo reflete os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo nos últimos três anos no setor, entre eles, a realização do concurso público para contratação de agentes penitenciários e outros profissionais de nível superior, como advogado, assistente social, enfermeiro e psicólogo.
“Apesar de o edital não definir número de vagas, por se tratar de cadastro reserva, tivemos mil aprovados e as convocações serão realizados em breve, de forma escalonada, atendendo as observações relacionadas à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para não comprometer economicamente o Estado. Já temos um curso de formação com carga horária de 480 horas com aulas teóricas e práticas preparado para receber a primeira turma”.
O gestor acrescenta que Mato Grosso recebeu R$ 44 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) no ano de 2016 para investimento em estrutura prisional, aparelhamento e equipamentos. Esse total contempla, entre outras ações, a construção de duas novas unidades prisionais, além da ampliação da penitenciária de Sinop. 
Esse recurso também está sendo aplicado no aparelhamento e modernização das 55 unidades penais (cadeias, centro de detenção, centros de ressocialização e penitenciárias) com aquisição de equipamentos táticos individuais, de inteligência, armamentos letais e não letais, coletes balísticos, rádios comunicadores e veículos operacionais.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.