;

Especiais

Mundo| ONU vincula Coreia do Norte a armas químicas na Síria

A Coreia do Norte forneceu à Síria materiais que podem ser utilizados na fabricação de armas químicas, informou um relatório de analistas da ONU publicado na terça-feira (27) pelo jornal "The New York Times".   
O documento, que não foi divulgado oficialmente e cujo conteúdo não foi confirmado pelas Nações Unidas, analisa possíveis violações por parte de Pyongyang das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da organização.   
No arquivo, o grupo reúne comprovantes de supostos intercâmbios entre o regime do ditador Kim Jong-un e a Síria, embora afirme que as provas não demonstram de forma concreta e definitiva que haja uma cooperação entre as duas nações no que diz respeito às armas químicas.   
De acordo com o relatório, o país asiático forneceu à Síria telhas, válvulas e termômetros, todos resistentes a ácidos, que podem ser utilizados na produção desse tipo de armamento.   
Em 2013, o governo sírio se comprometeu em destruir todo o seu arsenal químico sob supervisão internacional, mas desde então tem sido acusado em várias ocasiões de utilizar substâncias proibidas com fins militares.   
Segundo o documento, em janeiro de 2017, foram interceptadas telhas residentes a ácidos em dois navios que partiram do país asiático com destino à Síria. O "New York Times" ainda afirma que o arquivo ressalta o perigo que representa qualquer comércio do tipo entre a Síria e a Coreia do Norte, pois poderia facilitar o uso de armas químicas para Damasco e gerar renda para Pyongyang financiar seus programas nucleares e de mísseis. Com informações da ANSA.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.