;

Especiais

Mato Grosso| Criação da Universidade Federal de Rondonópolis (MT) é aprovada

Com informações do G1

Os senadores aprovaram, na terça-feira (27), em Brasília, a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O projeto aguarda da sanção da Presidência da República.

O objetivo é criar uma universidade autônoma, independente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e demais campus.

De acordo com o relator da proposta, Wellington Fagundes (PR-MT), a Universidade de Rondonópolis terá orçamento e administração próprios, com autonomia para solicitar novos cursos ao Ministério da Educação (MEC).

Depois de implantada, a nova universidade abrirá processo de contratação de 229 técnicos administrativos e dez professores. Assim, o número de professores subirá para 370.

A pró-reitora de ensino de Rondonópolis, Analy Souza, disse que o projeto prevê ainda a ampliação de oferta de vagas e de cursos.

“Queremos lutar pela implantação do curso de direito, física e ondontologia que, hoje, não tem nenhum curso gratuito no estado”, comentou.

O campus da UFMT, em Rondonópolis, tem atualmente 19 cursos de graduação, além de pós-graduação e mestrado.

A proposta de criação da UFR existe há mais de dez anos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.