;

Especiais

Educação| CARREIRA - VOCÊ S/A Como deixar o texto menos confuso, segundo professor de português


Com informações da Revista Exame 

Em nossa Língua, os conectivos têm importante papel textual; é por meio deles que o texto pode fluir ou gerar confusão. Não basta apenas ter boas ideias; é preciso organizá-las de acordo com a lógica dos ligantes.

Vejamos estes dois enunciados:

“O senador esforçou-se para ter sido eleito como o mais bem votado.”

“O senador esforçou-se por ter sido eleito como o mais bem votado.”

A preposição “para”, nesse uso acima, tem a ideia de finalidade: “esforçou-se a fim de (no intuito de) que fosse eleito”. Vê-se a ideia de “com o objetivo de”.

Na outra sentença, existe a preposição “por” e a ideia de causa, de razão, de motivo.

POSTO QUE

Outra locução que merece atenção na produção do texto é “posto que”: de sentido concessivo, oposto, e não causal. Significa “ainda que”, “embora”, “apesar de que”:

“Um simples e honesto homem, posto que político no Brasil.”

CONCESSIVO

Concessiva é qualquer conjunção subordinativa (embora, conquanto, apesar de que, posto que, mesmo que, ainda que, malgrado etc. ) que introduz uma oração que contraria a ação expressa na oração principal, sem impedir sua realização:

“Apesar da dedicação na campanha, ele não foi eleito.”

O MAIS BEM VOTADO

Tradicionalmente, antes de particípios, usam-se “mais bem” ou “mais mal”, em vez de “melhor” ou “pior”. Sendo assim: “…ter sido eleito como o MAIS BEM votado (e não melhor).”

Professor de Língua Portuguesa – CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.