;

Especiais

Saúde| Estas dores de estômago não devem mesmo ser ignoradas

Com informações do Notícias ao Minuto
Dores no estômago: “devo ter comido algo estragado”. Quantas vezes não é este o pensamento quando sentimos um desconforto abdominal?
Por vezes não é caso para alarmar, e a dor, que passa após algum tempo, pode de fato ter a ver com o que comemos, mas há outros casos em que a dor alerta para graves problemas.
No sentido de alertar para esta realidade, o jornal Today falou com Stephen Hanauer, professor de medicina e diretor do Centro de Saúde Digestiva da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
Segundo o especialista, a duração da dor, a zona em que mais a sente e a sua intensidade, são características que ajudam a identificar o tipo de dor. Stephen Hanauer identifica sete tipos de dor que não devem mesmo ser ignorados:
 1. Dor repentina e severa
Principalmente se a dor ficar gradualmente mais intensa, pode ser sinal de apendicite ou problemas na vesícula biliar.
2. Dor, náuseas e vômito
Se houver sangue no vômito, é provável que tenha uma úlcera ou um bloqueio numa parte do estômago.
3. Dor que se intensifica com o movimento intestinal
Problemas no cólon ou no pâncreas, ou até ser câncer no pâncreas são possíveis causas para esta dor.
4. Dor que lhe impede de dormir à noite
Durante a noite, os intestinos também “adormecem”, tal como outras partes do nosso corpo que o cérebro “desliga”. Por isso, se a dor é forte o suficiente para o acordar, pode querer dizer que a vesícula biliar está inflamada.
5. Dor e febre
Outro possível sinal de apendicite.
6. Dor que melhora quando come
Se o comer alivia a dor, pode ser sinal de úlcera. Contudo, a solução não passa por comer mais, já que, depois de comer, a dor sente-se ainda mais forte.
7. Cólicas
Pode ser uma colite, obstrução de parte do estômago ou pedra no fim.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.