;

Especiais

Saúde| Abusou do álcool no carnaval? Veja dicas de como curar a ressaca

Com informações do Jornal Dia
Nessa época de festa, o consumo excessivo de álcool acaba sendo algo comum e isso causa uma intoxicação no organismo, além do fígado ficar irritado e surgir a famosa ressaca. Dentre os sintomas estão: enjoo, vômitos, diarreia, tontura, dor de cabeça moleza e até um sentimento de fraqueza. Estes sintomas são provocados pela desidratação que o álcool provoca no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar o álcool do sangue.
A bebida também faz com que o cérebro libere uma substância chamada adrenalina, que acelera a atividade do sangue no sistema cardiovascular, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos. Segundo os últimos dados da OMS, de 2016, os brasileiros consomem 8,7 litros de álcool puro por pessoa e a média global é de 6,2 litros. Mesmo se desconsiderar o total da população abstinente de álcool (42,3%), a média de consumo é ainda maior: 15,1 litros por ano. Além disso, o abuso do álcool eleva o risco de desenvolver mais de 200 doenças, como excesso de gordura no fígado e a cirrose hepática.
De acordo com o cirurgião cardíaco de São Paulo, Marcelo Sobral, o abuso de álcool favorece o aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca e aumentam as chances de um acidente vascular cerebral (AVC). “Além da quantidade de álcool consumida, outros fatores também são importantes, como o intervalo de tempo do consumo, o tipo de bebida, a ingestão de água, intercalada com a bebida alcoólica, e de alimentos antes de beber”, explica o especialista
Confira algumas dicas par aliviar os sintomas da ressaca:
  • Beba muito líquido para manter o corpo hidratado, pois o álcool provoca a desidratação;
  • Faça refeições leves escolhendo alimentos que ajudem na reposição de líquido como frutas e legumes cozidos;
  • Coma alimentos ricos em vitamina C e diuréticos como morango, laranja, ou abacaxi por exemplo, que reforçam o sistema imune e ajudam o organismo a eliminar toxinas e a se recuperar da intoxicação;
  • Beba sucos de frutas ou bebidas doces como chás ou café com açúcar ou mel.
Sobre o especialista: Dr Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Beneficência Portuguesa de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.