;

Especiais

Mato Grosso| Mato-grossenses receberão informações sobre desastres naturais por SMS

Com informações Casa Civil - MT

Começou a funcionar nessa segunda-feira (19.02) o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagem de texto (SMS). Com o objetivo de prevenir e orientar a população em caso de iminência de desastres naturais, como inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. Em Mato Grosso, o serviço será coordenado em pela secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil, da Casa Civil do Estado.
Para receber as informações é preciso se cadastrar no Cadastro Único de Usuários (CADU). A Defesa Civil irá enviar um SMS solicitando o número do CEP da residência, basta responder a mensagem. O morador que, eventualmente, não receber a mensagem, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão.
“A ação é simples, gratuita e pode evitar muitos transtornos e até tragédias”, comenta o secretário adjunto da Defesa Civil, coronel BM Abadio Cunha. O gestor complementa que o serviço tem um forte perfil de autoproteção da população. “Por exemplo, chamando a atenção para a poda de árvores que representam perigo que queda, ou evitando se colocar em situações de risco, como banho em rios ou pescarias em dias que receber alerta”.  
Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e passarão por análise climática e de monitoramento da Defesa Civil do Estado e das coordenadorias municipais da Defesa Civil. Além de Mato Grosso, a população de Tocantins e do Distrito Federal contam com o serviço a partir desta segunda-feira (19.02). O sistema já está em funcionamento em outros nove estados.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.