;

Especiais

Curiosidade| Por que o leão é o símbolo do imposto de renda?


Com informações do MSN

Por causa de uma muito bem-sucedida campanha publicitária. Em 1979, a Receita Federal queria passar a mensagem de que o governo brasileiro não admitia sonegação de impostos. Para isso, a equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ, de São Paulo, criou a imagem do leão.

O animal foi escolhido porque, no imaginário comum, ele impõe respeito por sua simples presença. A ideia era atribuir as características do leão à Receita: leal, justo, mas não bobo. Em outras palavras: se o contribuinte se comportasse, tudo certinho. Mas, se alguém resolvesse desafiar o fisco, teria problemas.

Os anúncios começaram a ser veiculados em 1980. Foram 38 esquetes, ao longo de dez anos, estrelados pelo leão Simba, que pertencia a um circo argentino. Com o tempo, o termo “leão” passou a ser usado para se referir ao imposto de renda.

“Não precisa ter medo. Ninguém quer te arrancar um pedaço”, uma das frases de efeito usadas na campanha publicitária

FONTES Receita Federal, Gazeta do Povo e Internal Revenue Service (Receita Federal dos Estados Unidos).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.