;

Especiais

Alto Taquari| Polícia Civil prende açougueiro por venda de carne sem procedência


A Polícia Civil de Alto Taquari prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (22), um açougueiro que supostamente estaria comercializando carne sem procedência, o que é crime.  A diligência foi solicitada pelo  Ministério Publico do Estado de Mato Grosso e contou com apoio dos fiscais sanitários.

De acordo com a Polícia, a denúncia foi feita ao MPE, onde o denunciante informava que o comerciante estaria revendendo carnes de origem duvidosa, e para burlar a fiscalização sanitária utilizava um freezer em sua residência aos fundos do comércio, o que foi constatado e confirmado pelas autoridades policiais.

Para autuar o comerciante, a Polícia Civil realizou a pesagem de todas as carnes exposta para venda, neste primeiro momento de acordo com informações, a mercadoria estava de acordo com Nota Fiscal, considerando uma margem de erro de 10% para mais ou para menos.

Com autorização judicial  a polícia adentrou a residência aos fundos do comercio e encontrou um freezer com carnes de origem duvidosa, o que resultou na prisão em flagrante do comerciante.

Após constatar as irregularidades, foi dado  voz de prisão e o mesmo foi levado a delegacia onde passou a noite.  Após uma audiência de custódia o mesmo foi liberado e responderá pelo crime junto a  Justiça.

A Vigilância Sanitária

Apesar da Lei permitir a suspensão do Alvará Sanitário e posteriormente fechamento do estabelecimento, os fiscais entenderam que a multa seria apropriada para a situação, já que o empresário sempre colaborou com  as exigências da Vigilância Sanitária.

"O que muita gente não sabe, porém, é que o artigo 75, da Lei nº 418/2005 considera “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo” crime punível com apreensão, fechamento do comércio ou multa" explicou o chefe da Vigilância Sanitária. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.