;

Especiais

Mundo| Jovem morre após tomar anticoncepcional receitado por médico

Com informações do Notícias ao Minuto 

O caso de uma jovem de apenas 23 anos que morreu por conta de uma embolia pulmonar, em janeiro de 2016, tem gerado repercussão nos Estados Unidos. Isso porque, mais recentemente, um inquérito constatou que ela poderia ter sobrevivido se seu médico tivesse se atentado aos efeitos colaterais de seu anticoncepcional.

Charlotte Foster, que acabara de se formar na faculdade, usava a pílula Dianette (também conhecida no Brasil como Diane-35) tanto para contracepção, como para o tratamento da acne. Três semanas antes de sua morte, ela teria visitado seu médico, Sunil Idicula Simon, para se queixar de fortes dores nas pernas, nas costelas e dificuldades para respirar.

No entanto, como reportou o The Telegraph, o profissional teria recomendado que ela fosse a um spa em busca de descanso – e descartou a possibilidade de trombose venosa, isto é, a formação de coágulos em suas veias. Hoje, o médico responde a um severo procedimento disciplinar no país.

Charlotte tomava a pílula havia cinco meses e teve uma parada cardíaca em seu trabalho. O inquérito ainda teria revelado que a jovem passou por exames que atestaram sua vulnerabilidade ao remédio, que apresentaria o dobro de risco de coagulação em relação a seus pares.

Especialistas ouvidos pelo The Guardian afirmam que o Dianette é indicado para o tratamento da acne severa, mas que, apesar de ser efetivo também como método contraceptivo, não deve ser receitado apenas para esse último propósito. Além disso, deve ser administrado por períodos curtos e para pacientes que estejam fora da zona de risco, dado o seu maior risco de formação de coágulos.


Por fim, vale o alerta: como cada paciente tem um perfil diferente, é importante que toda mulher consulte um ginecologista de sua confiança e peça exames para identificar a trombose antes de tomar um medicamento.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.