;

Especiais

Mato Grosso| Plantio de soja atrasa e cai pela metade em comparação ao último ano

Com informações do Olhar Direto

O atraso no plantio da soja, decorrente da falta de chuvas no período começa a preocupar os produtores. Até agora o plantio do período 2017/18 está em 14,4% da área total em Mato Grosso, de acordo com boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na safra passada este percentual passava dos 30% nos mesmos meses. A situação pode impactar na perda da janela ideal para o plantio da segunda safra, de milho, o que ponde rentabilidade da propriedade.

“Isso é preocupante porque o milho é importante na composição da rentabilidade da propriedade”, afirma Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Durante a coletiva de imprensa do início do Circuito Tecnológico Etapa Soja na segunda (16), em Cuiabá, ele afirmou acreditar que nesta semana haja um incremento no plantio de forma geral. “Até o dia 25 de novembro ainda é possível plantar e ter boa produtividade”, diz.

As nove equipes que partiram para verificar o andamento da safra in loco durante duas semanas em todas as regiões do estado trarão as preocupações e demandas dos produtores rurais, além de amostras de sementes e fertilizantes. Poderão ver, ainda, se já há replantio em algumas áreas.

“Ainda não ouvimos relatos de replantio, mas acreditamos que deve haver em alguns talhões. É ruim porque o lucro do produtor é negativo e estamos no limite do custo de produção.  Qualquer prejuízo com replantio é custo a mais no mesmo hectare”, diz Dalcin. E as expectativas de produtividade não são as mais otimistas, segundo o presidente da Aprosoja.

Segundo informações da Aprosoja, na safra 2016/17, houve produtividade histórica de 55 sacas por hectare. Este ano, a projeção é de 52 sacas por hectare, tese reforçada pelo atraso no plantio. “Este ano tivemos dificuldades no acesso ao crédito e o preço da soja estava em baixa, o que significa que o agricultor não pode investir muito. Ele investiu o básico, com média tecnologia nas lavouras”, explica o presidente.

Por isso, acredita Dalcin, o Circuito Tecnológico Etapa Soja é tão importante e um dos maiores projetos da Aprosoja. “A partir das entrevistas com os agricultores, conseguimos levantar as demandas e traçar os trabalhos internos da associação, sempre buscando a rentabilidade do produtor. É uma troca de informações interessante e bem ampla. A meta é visitarmos 680 propriedades em 62 municípios”, finaliza.

O Circuito Tecnológico Etapa Soja é realizado pela Aprosoja e pela Embrapa, em parceria com o Imea e patrocínio Syngenta, UPL, Basf, BayerCropscience e Fertiláqua. Na semana de 16 a 20 de outubro serão visitadas propriedades nas regiões Norte e Oeste, na semana de 23 a 27 de outubro, será a vez das regiões Leste e Sul.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.