;

Especiais

Brasil| Comitiva de Mato Grosso irá à China em busca de investimentos

Com informações da GCOM 
O governador Pedro Taques lidera uma comitiva do Governo de Mato Grosso que irá à China, entre os dias 05 e 10 de novembro, para apresentar os potenciais setores para investimento no Estado. Durante a visita, Taques apresentará projetos de infraestrutura e sustentabilidade no setor de agronegócio, visando parcerias e investimentos para Mato Grosso.
De acordo com Taques, o objetivo principal é promover o Estado e buscar parcerias nos setores de infraestrutura e logística, educação, inovação tecnológica, agroindústria, indústria têxtil, mineração, turismo e energia renovável (energia solar). “Buscamos garantir a diversificação da pauta comercial com a China, com investimentos em novos setores, dando impulso assim à industrialização em Mato Grosso. Identificamos na China a possibilidade de grandes parcerias, já que possuímos interesses em comum”, afirma o governador.
O primeiro compromisso será no Ministério do Comércio Chinês, onde a comitiva buscará a diversificação da pauta comercial entre China e Mato Grosso, discutindo infraestrutura e logística, energias renováveis, mineração, turismo, agronegócio.
Nos dias seguintes, a comitiva de Mato Grosso conhecerá empresas multinacionais chinesas, também levando a proposta de parcerias e investimentos, como a B&F Group China, consultoria que possui escritórios no Brasil e na China e tem realizado parcerias no desenvolvimento de projetos brasileiros naquele país, especialmente para investimentos em silos e armazenagem.
A comitiva também conhecerá a Hopefull Grains and Oil, grupo chinês com 30 anos de experiência na indústria de petróleo, que está entre as três principais empresas da indústria de processamento de óleo e grãos da China. A Hopefull construiu seu próprio porto em São Francisco do Sul, no Brasil.
Taques e equipe também visitam a CCCC (China Comunication Construction Company), uma das maiores construtoras de ferrovias e hidrovias do mundo, onde discutirão investimentos para o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.
No dia 08 de novembro, em Pequim, será realizado o Mato Grosso Investment Fórum, quando o governador Pedro Taques fará uma apresentação dos números de produção e mercado do Estado, assim como os potenciais turísticos, educacionais e tecnológicos. Estarão presentes investidores e representantes de empresas e órgãos públicos chineses.
“O governo chinês quer ampliar a relação com os países produtores de alimento, mas com a preocupação de que estes alimentos sejam produzidos de forma sustentável, que é um trabalho que estamos fazendo em Mato Grosso. Do nosso lado, queremos contar com a expertise da China em planejamento e gerenciamento de ações nas áreas de infraestrutura e logística, tecnologia, empreendedorismo e na promoção do conhecimento”, finalizou o governador.
A comitiva também será composta por 11 prefeitos, empresários dos ramos de mineração e energia, e representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Cada um desses membros da comitiva será responsável pelos seus respectivos custos da viagem.
Agendas internacionais
A visita à China faz parte de uma agenda de visitas do Governo mato-grossense a outros países em busca de investimentos. Além delas, o governador Pedro Taques também já recebeu a visita de inúmeros embaixadores no Palácio Paiaguás, oportunidades em que os potenciais do estado foram apresentados e parcerias e investimentos discutidos.
Pedro Taques já esteve em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2016; o que resultou em parcerias para projetos sociais e uma roda de negócios que ocorreu na última semana.
Também foi a Nova York em maio de 2016 com agenda positiva que resultou em recursos para Mato Grosso, como o investimento realizado pelo frigorífico BRF, no valor de R$ 1,1 bilhão.
Em Paris (França), durante a COP 21 em dezembro de 2015, mais uma ação em busca do desenvolvimento sustentável tornou o estado de Mato Grosso mais atrativo para investimentos. Taques falou sobre a estratégia de Mato Grosso para contribuir com a redução do aquecimento global. Com uma área de 900 mil km², o Estado mantém 60% do seu território preservado.
A estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, já atrai investidores de todo o mundo. A PCI possui metas ambiciosas nos três eixos propostos: expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal; conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos; e inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais. Os primeiros resultados da estratégia serão apresentados durante a COP 23, que ocorre na Alemanha, também em novembro.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.