;

Especiais

Brasil| Biodiversidade brasileira pode estar ameaçada com a perda de abelhas

Com informações do Notícias ao Minuto
O desaparecimento das abelhas vem preocupando especialistas de todo o mundo. Além de fornecer produtos como mel e própolis, esses insetos são responsáveis pela polinização de 73% da produção agrícola. “O produto mais importante das abelhas é a polinização (...) Nós temos plantas que só conseguem produzir frutos ou grãos, se houver a presença da abelha. Ela aumenta ainda a qualidade do produto”, explicou a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) Fábia Pereira, em entrevista ao programa Conexão Ciência.
De acordo com a especialista, sem as abelhas, alguns alimentos desapareceriam do planeta ou seriam bem diferentes. Além disso, a polinização é bastante rentável. “Segundo dados da FAO, o serviço de polinização das abelhas rende para humanidade de 30 a 50 vezes mais do que a própria comercialização do mel e das ceras. Isso se deve justamente pela dependência que as culturas têm da produtividade por meio da polinização das abelhas”, ressaltou.
Diante disso, a conservação das abelhas é de extrema importância para a preservação ambiental e da biodiversidade e, também, é uma garantia de produção de alimentos e geração de renda para apicultores. Durante a entrevista, a pesquisadora comentou sobre o fenômeno detectado nos Estados Unidos chamado de Desordem do Colapso das Colônias (DCC), que é caracterizado pela redução rápida da quantidade de abelhas operárias de uma colônia, sem um motivo aparente. O que surpreende, segundo Fábia, é que ainda não se sabe a causa do DCC. No Brasil, o fenômeno ainda não foi oficialmente detectado.
Fábia explica que os motivos pelos quais as abelhas estariam desaparecendo no Brasil seriam a junção de vários fatores como o uso indiscriminado de agrotóxicos, mudanças climáticas e desmatamento. Com o objetivo de discutir o tema, será realizado o Simpósio sobre perda de abelhas no Brasil, em Teresina (PI), entre os dias 16 e 18 de outubro. “Nosso grande produto desse evento vai ser a elaboração de um Plano Nacional de Conservação da Abelhas que vai ser apresentado para o Ministério do Meio Ambiente”, ressaltou a cientista.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.