;

Especiais

Saúde| Casos de febre chikungunya aumentam 116% em MT, diz balanço

Com informações do G1

De janeiro a setembro deste ano, os casos de febre chikungunya aumentaram 116% quando comparados com o mesmo período do ano passado. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e constam no boletim epidemiológico divulgado pelo órgão. Ao todo, foram registrados 2.999 mil casos da doença em 2017.

De acordo com o governo, a análise dos casos apontou que no estado 107 municípios ainda não registraram casos e são considerados 'silenciosos' para a doença. Até a o dia 2 deste mês , 34 municípios haviam notificado casos da doença.

Um dos casos, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, que evolui para óbito é investigado pela Saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a falta de saneamento básico, cuidados domiciliares e o início do período chuvoso no mês de outubro, podem propiciar o aumento dos números de criadouros do Aedes aegypti. Com isso, ocorre a necessidade do alerta para aumentar a atenção e os cuidados com essas doenças transmitidas por este vetor.


Em relação à dengue, foram notificados 9.725 casos da doença até setembro. Em comparação com o ano passado, o número representa uma redução de 64% no número de casos. Em todo o estado, 92 município notificaram casos. Não há confirmação de mortes por dengue. Entretanto, 12 casos são investigados.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.