;

Especiais

Economia| MT tem a 3ª menor taxa de desocupação no segundo trimestre, diz IBGE

Com informações do G1 MT

Mato Grosso teve a terceira menor taxa de desocupação no segundo trimestre de 2017, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, entre abril e julho, cerca de 8,6% da população no estado estava desempregada. No Brasil, a taxa de desemprego caiu de 13,6% para 12,8%.

Segundo o levantamento, Mato Grosso fica atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul (8,4%) e Santa Catarina (7,5%).

Ao todo, Mato Grosso teve uma queda de 1,9% no número de desempregados, quando comparado com o trimestre anterior. Segundo o IBGE, o aumento dos postos de trabalho foi gerado pelo mercado informal.

O Pedro Paulo Bezerra, que mora em Cuiabá, é exemplo disto. Há três meses, ele resolveu investir no próprio negócio e criou um clube de vantagens para serviços de estética e saúde. As vendas já começaram e os resultados são animadores.

“A ideia é alavancar ainda mais o projeto e atrair cliente. Com criatividade de muito trabalho dá para se virar muito bem”, disse.

No Brasil, o aumento de pessoas empregadas ocorreu, principalmente, entre os empregados sem carteira assinada e os trabalhadores por conta própria. A população com carteira assinada se manteve estável no período analisado.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.