terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mundo| Flor Ribeirinha de Cuiabá conquistou o 1º lugar no 18° Festival internacional de Cultura

Com informações do Portal Mato Grosso

O grupo de dança Flor Ribeirinha conquistou o 1º lugar do 18° Festival Buyukçekmece de Cultura e Artes, realizado em Istambul, na Turquia, neste sábado (05). O festival, que iniciou no dia 26 de julho, contou com a participação de 97 representantes de diversos países do mundo.

O grupo levou o espetáculo “Mato Grosso dançando o Brasil”, com a mostra de vários ritmos e o carro-chefe das apresentações foi o tradicional Siriri.


 O evento é considerado o maior festival de cultura do mundo. O secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo, parabenizou toda a equipe pelo feito inédito.

 “Amigos e amigas, venho hoje com muita emoção anunciar que o Grupo Flor Ribeirinha sagrou-se campeão mundial de folclore na turquia. O maior festival de folclore do Planeta Terra. É a comunidade ribeirinha do São Gonçalo Beira Rio levando o Siriri e a história da tradição do nosso povo para ter o reconhecimento no mundo. Em nome da querida e guerreira Domingas Leonor, quero parabenizar não só aqueles que com todo mérito integram a equipe que participou do Festival de Folclore 2017 em Istambul, mas também a todos que um dia apoiaram, trabalharam e sobretudo acreditaram que este sonho pudesse se transformar em realidade. Uma linda história e exemplo de determinação, crença e vontade de vencer que com certeza servirá como referência para quem acredita nas tradições tricentenárias do povo Cuiabano. Domingas, vocês são gigantes... e, viva meu São Gonçalo!!! Escreveu o secretário, em uma rede social.

O siriri

 Dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. Lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril.

 A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e acoreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.

Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.


É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares: Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Tangará da Serra, além do Pantanal norte.

Reações:
Postar um comentário