;

Especiais

Mundo| Flor Ribeirinha de Cuiabá conquistou o 1º lugar no 18° Festival internacional de Cultura

Com informações do Portal Mato Grosso

O grupo de dança Flor Ribeirinha conquistou o 1º lugar do 18° Festival Buyukçekmece de Cultura e Artes, realizado em Istambul, na Turquia, neste sábado (05). O festival, que iniciou no dia 26 de julho, contou com a participação de 97 representantes de diversos países do mundo.

O grupo levou o espetáculo “Mato Grosso dançando o Brasil”, com a mostra de vários ritmos e o carro-chefe das apresentações foi o tradicional Siriri.


 O evento é considerado o maior festival de cultura do mundo. O secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo, parabenizou toda a equipe pelo feito inédito.

 “Amigos e amigas, venho hoje com muita emoção anunciar que o Grupo Flor Ribeirinha sagrou-se campeão mundial de folclore na turquia. O maior festival de folclore do Planeta Terra. É a comunidade ribeirinha do São Gonçalo Beira Rio levando o Siriri e a história da tradição do nosso povo para ter o reconhecimento no mundo. Em nome da querida e guerreira Domingas Leonor, quero parabenizar não só aqueles que com todo mérito integram a equipe que participou do Festival de Folclore 2017 em Istambul, mas também a todos que um dia apoiaram, trabalharam e sobretudo acreditaram que este sonho pudesse se transformar em realidade. Uma linda história e exemplo de determinação, crença e vontade de vencer que com certeza servirá como referência para quem acredita nas tradições tricentenárias do povo Cuiabano. Domingas, vocês são gigantes... e, viva meu São Gonçalo!!! Escreveu o secretário, em uma rede social.

O siriri

 Dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. Lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril.

 A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e acoreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.

Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.


É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares: Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Tangará da Serra, além do Pantanal norte.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.