;

Especiais

Eles e Elas| Gordura no quadril pode ser sinal de saúde, diz estudo

Com informações do Notícias ao Minuto

Numa época em que as atenções estão quase todas centradas no excesso de peso epidêmico mndial, a ciência vai dando pequenos passos noutras abordagens ao avaliar aspetcos isolados do corpo humanom, como os quadris. 
Um recente estudo da Universidade de Tubinga, na Alemanha, não só reforça a ideia de que magreza nem sempre é sinal de saúde, como destaca ainda que ter alguma gordura na região dos quadris pode até ser positivo.
Na prática, explica o site LiveScience, os cientistas alemães sugerem que as pessoas magras que tendem a acumular alguma gordura nos quadris e nas coxas apresentam um menor risco de doença cardíaca, transtornos metabólicos e diabetes quando comparadas com as pessoas que acumulam gordura noutras partes do corpo, em particular na barriga, onde se aloja frequentemente a gordura visceral.
O estudo centrou-se na avaliação de cerca de mil pessoas e todos os participantes (com peso a menos, peso normal ou peso a mais) foram submetidas a testes para determinar o índice de massa corporal (IMC), o índice de gordura corporal e a distribuição dessa mesma gordura.
Assim que cruzaram todos os dados, os cientistas notaram que as pessoas com um peso normal mas que foram classificadas como metabolicamente saudáveis tendiam a ter gordura acumulada nos quadris e nas coxas, fazendo com que o corpo ganhasse uma forma de pêra. Por sua vez, as pessoas com maior acúmulo de gordura na parte superior do corpo tendem a ser classificadas como metabolicamente não saudáveis e, por isso, mais propensas a doenças cardíacas e/ou diabetes... e tudo porque a gordura não fica alojada num local específico e acaba colocando o fígado e o coração em risco.
Por metabolicamente saudável entende-se a pessoa cujo metabolismo está protegido contra o acúmulo de açúcar e/ou sódio no sangue, colesterol, triglicerídeos, resistência à insulina, entre outros fatores.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.