quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Eles e Elas| 8 informações sobre o whey protein que você precisa saber

Com informações do Notícias ao Minuto
Se você não passou uma temporada em Marte nos últimos anos, com certeza pelo menos já ouviu falar do whey protein. Este suplemento é o queridinho das academias e indicado por vários profissionais da nutrição e mundo fitness. Em forma de pó para shake ou barra de cereais, muitas pessoas ingerem o suplemento após o treino.
Indicado para promover o ganho de massa muscular, o whey protein ajuda a melhorar o desempenho nas atividades físicas, mas deve ser consumido com parcimônia. Envolvido em mitos, o IG conversou com a nutricionista Andreza dos Santos Dias, da Nutri Factory, que listou as oito dúvidas mais comuns sobre o suplemento e suas respectivas respostas. 
Confira:
1.O whey protein é o extrato da proteína do soro do leite, obtido durante o processo de produção do queijo, que possuem alto valor biológico. "Ou seja, são completas em aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo não consegue produzir, principalmente os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA)", detalha a nutricionista. O produto contém também muito cálcio, peptídeos bioativos e é de fácil digestão e absorção.
2.O whey ajuda a ganhar massa muscular pois o corpo precisa sintetizar proteínas para 'crescer'. O suplemento é uma fonte de proteína que fornece ao corpo os aminoácidos essenciais de forma rápida, reparando as fibras musculares que sofrem microlesões durante os exercícios.
3. O whey protein não ajuda apenas a aumentar a massa muscular, mas também a reduzir a gordura corporal, modulação da adiposidade, aumento da imunidade, melhora do desempenho físico, redução da pressão arterial, combate aos radicais livres e redução do colesterol.
4. A prescrição do produto deve ser feita por um profissional qualificado, como médico ou nutricionista, mas crianças a partir de dois anos já podem consumir o suplemento, assim como adultos e idosos.
5. A quantidade indicada para crescer é de 0,25g de proteína por kg de peso, segundo estudo realizado por uma das maiores autoridades do mundo sobre suplementação de proteína, Stuart Philips, conta Andreza.
6. O whey em si não engorda, quando bem ministrado, diz a especialista. Muitas pessoas confundem ganho de massa com ganho de peso, mas o suplemento ajuda na troca de massa gorda por magra. 7. Nem todo mundo deve consumir o whey protein. O consumo depende muito da rotina e intensidade dos exercícios praticados, além da alimentação. "Geralmente quem precisa de suplementação é quem faz exercícios intensos e pesados", diz a especialista.
8. Receitas com whey nem sempre são mais saudáveis, pois segundo a especialista, quando elevado a altas temperaturas, a proteína perde suas propriedades. "Quanto maior for a temperatura e o tempo que o produto for exposto, maior a reação", diz Andreza. O ideal é usar o produto em receitas que não atinjam mais de 70ºC e pelo menor tempo possível, aconselha a especialista.

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