;

Especiais

Saúde| Reincidência do câncer de mama reduz em 94% com nova terapia

Com Informações do Notícias ao Minuto 
Novas perspectivas para o tratamento do câncer de mama em fase inicial acabam de ser apresentadas no ASCO, principal congresso global de oncologia, liderado pela American Society of Clinical Oncology, e publicadas no New England Journal of Medicine, renomada revista científica interncional. O estudo de fase III APHINITY observou a combinação terapêutica de dois medicamentos já aprovados no Brasil – pertuzumabe e trastuzumabe. Em três anos do estudo, 94,1%1 das pessoas tratadas com o regime à base de pertuzumabe não apresentaram retorno do câncer de mama. O perfil de segurança da combinação foi consistente com o observado em estudos prévios.
Com base nos dados disponíveis no momento da análise primária, uma estimativa de sobrevida livre de doença invasiva (iDFS), em quatro anos, mostrou que 92,3% das pessoas tratadas com pertuzumabe e traztuzumabe não apresentaram sinais de recidiva do câncer de mama, demonstrando a eficácia do tratamento a longo prazo. O estudo APHINITY foi realizado com mais de 4.800 pacientes em todo o mundo e alcançou redução importante do risco do retorno da doença ou morte em 19%, evitando assim a evolução do tumor para a fase metastática.

Segundo Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil, o objetivo do tratamento adjuvante – iniciado sempre após cirurgia para retirada do tumor - é ajudar as pacientes com câncer de mama a terem melhores chances para a cura. “APHINITY representa mais um exemplo da importância da pesquisa clínica e o avanço nos cuidados da paciente oncológica. O esquema terapêutico com a adição de pertuzumabe melhorou ainda mais os resultados já obtidos com trastuzumabe no câncer de mama inicial positivo para HER2. Há 10 anos, o tratamento para estas pacientes era totalmente diferente. Hoje, estamos muito mais próximos de mudar a realidade de milhares de mulheres que ainda sofrem, com a perda da possibilidade de cura, quando ocorre a recaída deste tipo agressivo do câncer”, afirma.
Com a publicação dos resultados do estudo, a combinação será submetida à aprovação da ANVISA. “Apesar de os medicamentos já estarem disponíveis no Brasil, é necessário que a agência regulatória aprove a nova indicação de uso combinado destas substâncias e, assim, para que mais mulheres tenham acesso ao tratamento”, destaca o diretor médico da Roche no Brasil.
A combinação de pertuzumabe e trastuzumabe já é considerada padrão ouro de tratamento para a fase metastática da doença pelas sociedades médicas internacionais e agências regulatórias, como FDA, nos EUA, e EMA, na Europa, devido ao claro benefício de extensão da sobrevida e evidências científicas robustas. No Brasil, a incorporação dessa combinação no Sistema Único de Saúde (SUS) para a fase avançada ainda está sob análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC, órgão do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.