;

Especiais

Mundo| Drones 'explosivos' são nova ameaça de atentados na Europa

Com informações do Notícias ao Minuto
Atentados terroristas com drones explosivos são a nova ameaça contra a qual a Europa tem que lutar. É o que adverte o relatório anual sobre a situação do terrorismo e suas tendências do Serviço Europeu de Polícia (Europol), o "European Union Terrorism Situation and Trends Report 2017".   
Segundo o estudo, o medo é que a técnica, já em uso nas "crises no Iraque e na Síria, possa inspirar outros" em diferentes países, como os da Europa, o que aumentaria ainda mais o número de mortos e feridos pelo terror de grupos terroristas islâmicos, que só no ano passado causou 10 ataques no "velho continente" com um total de 135 vítimas.

Além disso, apenas em relação a esses atentados foram presas 718 pessoas, principalmente na França, onde foi registrado um crescimento no número de detenções pelo terceiro ano consecutivo. O relatório foi apresentado pelo diretor do Europol, Rob Wainwright, em Malta em ocasião de um reunião informal dos ministros do Interior da União Europeia, com a presença também dos comissários europeus para a Imigração, Dimitris Avramopoulos, para a Segurança, Julian King, e para Justiça, Vera Jurova.
O texto também ratifica o alerta de possíveis ataques terroristas com armas químicas, biológicas e até nucleares. O medo se baseia, em outras questões, nos últimos pedidos do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) realizados pela internet, que incluem táticas e alvos para atentados "de sucesso".
O grupo também já divulgou mais de um guia que ensina os terroristas a fabricarem suas próprias armas e artefatos para bombas e projéteis. Em um deles é ensinado, por exemplo, como extrair a toxina letal do rícino.
A preocupação dos governos também aumentou pelo massivo número de retornos dos "combatentes estrangeiros" que é esperado para a Europa, com a provável derrota militar do EI no Iraque e na Síria, onde estão campos de treinamento de jihadistas. O Europol considera que tanto o Estado Islâmico quando outros grupos, como o Al-Qaeda, contam não apenas com "voluntários" para os atentados na Europa, mas têm "a intenção e a capacidade de colocar em prática ataques de massa, mais complexos".
Ainda sobre esse aspecto, o relatório também destaca que o Estado Islâmico já começou a fazer sua propaganda "em caso de derrota" no Oriente Médio, na qual aconselha que seus próprios membros "levem a luta para frente em outras áreas". Segundo as estimativas da União Europeia, são mais de 5 mil os mujahidin, combatentes que se inspiram no fundamentalismo islâmico e deixam países ocidentais para se juntar a grupos terroristas, que partiram principalmente da Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido.
Por outro lado, são 7.760 os nomes de combatentes estrangeiros da UE que aparecem na lista negra da Turquia. Enquanto na Holanda é possível que haja várias operações terroristas, a Itália expressa preocupação sobre possíveis células adormecidas do EI e do Al-Qaeda, que poderão unir sua voz a dos "lobos solitários" e dos pequenos grupos radicalizados de todo o continente.
Da análise dos dados apresentados, também surgiu a informação de que as mulheres assumiram papeis mais ativos e relevantes nas atividades terroristas, sendo que 26% das pessoas que foram presas em 2016 eram mulheres. De acordo com o relatório, esse dado trata-se de "um aumento importante" se for comparada à taxa de 18% de 2015.
Além disso, também foi notado que crianças e jovens adultos ficaram responsáveis por tarefas maiores. Segundo o estudo, ao menos um terço dos jihadistas presos eram muito jovens, com menos de 25 anos. (ANSA)

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.