;

Especiais

Mundo| Alemanha anula condenações de 50 mil gays por lei nazista

Com informações do Notícias ao Minuto
Cerca de 50 mil homens gays sentenciados a penas por homossexualidade na Alemanha nazista tiveram a anulação das suas condenações nesta quinta-feira (22). O Parlamento alemão determinou ainda que as vítimas da lei sejam indenizadas em 3 mil euros (cerca de R$ 11 mil) para cada ano passado na prisão.
Vítimas e ativistas celebraram a conquista que demorou décadas. Segundo lembra a AFP, mais de 42 mil homens foram condenados durante o Terceiro Reich e levados para prisões ou campos de concentração. Estima-se que cerca de 5 mil condenados pelo estatuto ainda estejam vivos.

O Artigo 175 considerava ilegais "atos sexuais contrários à natureza, seja entre pessoas do sexo masculino ou entre pessoas e animais". Sexo entre mulheres não era criminalizado.
Apesar de ter sido registrado em 1871, o artigo raramente foi posto em prática até que os nazistas assumiram o poder. Somente 1935, a lei foi reforçada para incluir a sentença de 10 anos de trabalho forçado. O estatuto permaneceu em vigor após a guerra.
Em 2002, o governo alemão aprovou uma lei que derrubava as condenações, mas isso não incluiu aqueles perseguidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. O artigo só foi retirado do Código Penal na Alemanha Oriental em 1968.
A Alemanha legalizou o casamento gay em 2011, mas vetou direitos como a adoação e outros concedidos a casais heterossexuais, comuns em países da União Europeia.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.