;

Especiais

Mato Grosso| Apreensões de armas aumentam 41% em cinco meses

Com informações da Assessoria PJC - MT

A Polícia Militar (PM-MT) e a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) apreenderam, de janeiro a maio deste ano, 1.175 armas de fogos em Mato Grosso. A quantia é 41% maior, se comparada com o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 833. Os revólveres e as espingardas foram as armas mais apreendidas pelas forças policiais. Do total, 46% foram de revólveres, 39% espingardas e 11 % pistolas.

Um exemplo de apreensão ocorreu no dia 31 de maio, em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá). A Polícia Militar localizou, em uma residência, três armas de fogo, sendo um revólver, uma espingarda calibre 36 e uma espingarda de pressão de fabricação chinesa, além de munições, drogas e outros objetos. Um dos moradores da casa era suspeito de comandar uma boca de fumo e alugar armas para a prática de roubos. 

A arma de fogo continua sendo o instrumento mais utilizado pelos criminosos para praticar homicídios. Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), André Renato Gonçalves, 75% dos casos de assassinatos são praticados com armas de fogo. “Quando se retira uma arma de fogo das mãos daqueles que cometem infrações, conseguimos diminuir outros crimes, como os roubos e também homicídios”, destacou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Jorge Luiz de Magalhães, destacou os investimentos do Estado, aliados à metodologia de trabalho qualificado e ao comprometimento dos profissionais, como fatores importantes para o aumento das apreensões. “Esse resultado significa que os nossos policiais estão abordando, revistando e checando cada vez mais”, disse.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, atribuiu o resultado à maior atuação da PM e da PJC em ações preventivas e repressivas no estado. “São abordagens, revistas em veículos, cumprimentos de mandados de busca e apreensões domiciliares, combate ao tráfico doméstico de drogas, entre outras ações, que possibilitaram o aumento de apreensões”, avaliou.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.