;

Especiais

Mata Grosso| Seduc garante apoio a profissionais que não interromperem aulas

Com informações da Seduc- MT
Com a garantia de atendimento às reivindicações dos profissionais da rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está fazendo um pedido para que os profissionais da rede não interrompam as aulas nesta quarta-feira (07). A Seduc irá mobilizar os setores administrativo e jurídico para dar apoio às escolas que decidirem abrir suas portas aos alunos.
A intenção é evitar que os estudantes da rede estadual de ensino sejam prejudicados com a perda do dia letivo, já que o Governo tem mantido o diálogo com os servidores e cumpriu todos os acordos assumidos com os profissionais da Educação de Mato Grosso.
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destaca que, nesta gestão, já foram garantidos reposições e aumentos salariais inéditos, que somarão 44,39% no mês de setembro (quando o governo quitará a última parcela da RGA de 2016); foi garantido o pagamento integral, ainda que parcelado, da RGA de 2017; foi suspensa a realização de Parcerias Público-Privadas para a gestão de escolas; e autorizada a realização de concurso público para a contratação de 5,7 mil profissionais - cujo edital está em trâmites finais de elaboração e deve ser lançado em breve.
Marrafon afirma que, além disso, a Seduc vem fazendo os maiores investimentos da história da educação de Mato Grosso, através do Pró-Escolas. “Em dois anos, por exemplo, serão investidos R$ 360 milhões em construção e melhoria das unidades escolares”, afirmou.
De acordo com o secretário, a paralisação prejudica a organização pedagógica e a vida dos próprios profissionais, dos alunos e de suas famílias – uma vez que todas as aulas perdidas devem ser repostas.
“Além de prejudicarem a vida de alunos e professores, que perdem dias de descanso ao ter que ir à escola aos sábados, as paralisações têm como consequência o aumento dos gastos – por parte do Estado e dos Municípios – com alimentação e transporte escolar, por exemplo. Ou seja, a sociedade como um todo é prejudicada”, disse Marrafon.
A secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemaschewsk, acrescenta que a Seduc tem implementado políticas públicas que impactam na melhoria do ensino e, principalmente, na valorização profissional, com formação continuada e cumprimento da lei da carreira.
“Não queremos que nossos estudantes sejam prejudicados neste momento de resgate da educação no período pós-greve de 2016. Precisamos garantir seus direitos”, disse a secretária. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.