;

Especiais

Alto Taquari | Prefeito acata decisão do MP e rebaixa servidor

Com informações do Agora MT

O servidor Euzébio Oly Medeiros de Oliveira foi abolido do cargo de contador pelo prefeito municipal de Alto Taquari, Ivan Marion de Borba. O servidor estava afastado por desvio de função na transposição de cargo, após ocupar um cargo superior, sendo que deveria ocupar o cargo de técnico em contabilidade que se exigia apenas o nível médio especializado.

Conforme consta no documento do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios, o decreto n° 140/2004 foi considerado inconstitucional pela Promotoria de Justiça da Comarca da cidade. Agora o servidor deve retornar para o cargo o qual foi concursado que é o de Técnico em Contabilidade.

O novo decreto que afasta o servidor e enquadra o retorno ao cargo em que foi devidamente concursado entrou em vigor no dia 1 de junho de 2017.

Em 2016, o servidor Euzébio já havia sido afastado do cargo por atos de improbidade administrativa (leia aqui). De acordo com o setor jurídico da Prefeitura de Alto Taquari, Leiliane, mesmo afastado do cargo o servidor continuava recebendo o salário, pois a ordem do MP exigia o afastamento das funções sem prejuízos do salário. Ainda conforme o setor jurídico, Euzébio recebeu a punição ao ter que ser reenquadrado novamente ao cargo de técnico.

O servidor também não teve que reembolsar a Prefeitura referente a quantidade de salário que recebeu a mais durante o período que serviu no cargo de Contador. O setor jurídico alega que a diferença entre o salário do cargo de nível superior exercida pelo servidor não possui muita diferença para o cargo de nível médio, pois Euzébio possui muito tempo como concursado garantindo uma boa estabilidade de salário.

De acordo com o departamento jurídico do site Agora MT, para a punição ter efeito que resulte no corte do salário, o processo não pode caber mais recurso. No caso de Euzébio a punição cabia recurso e provavelmente o servidor recorreu a punição, já que ele continua recebendo normalmente. Já se o processo for concluído pela exoneração, Euzébio perde os direitos.


A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o servidor, mas Euzébio não atendeu as ligações.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.