;

Especiais

Mato Grosso| Serviços do SAMU na regional de Tangará da Serra podem parar por falta de repasses do Estado


Os serviços de atendimento de urgência e emergência realizados pelo SAMU na região de Tangará da Serra podem ser suspensos a qualquer momento por falta de recursos financeiros, o alerta foi emitido na última sexta-feira (21.04) pelo chefe do departamento SAMU 192 e coordenador geral da Central de Regulação de Urgência e Emergência da Regional de Tangará da Serra, Paulo Righetto. O pedido de socorro foi encaminhado por meio de mensagem instantânea. A mensagem enviada em formato de nota, narra o caos que se instala na Saúde em Mato Grosso com a falta de repasses.

A falta de repasse coloca em risco a prestação dos serviços públicos de saúde aos dez municípios que compõe a regional - (Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e Tangará da Serra).

Na narrativa o coordenador que clama à sociedade como um todo que auxilie na divulgação da mensagem, para que as autoridades do âmbito estadual se mobilizem para sanar a falta de repasses que compreende algo em torno de R$ 1 milhão, sendo relativo a 12 parcelas em atraso.

“O SAMU 192 é um programa federal com o financiamento tripartite onde compete 50% a União, 25 % Estado e 25% Município. O repasse Federal está em dias, porém com a falta do repasse do Estado os municípios têm arcado com todos os custos, fazendo malabarismos para angariar recursos, haja vista que todos nós da gestão entendemos como imprescindível o serviço prestado há 9 anos no município”, relata.

O coordenador é taxativo ao avaliar que “levando em consideração os altos custos em manutenção de 01 Central de Regulação, 01 Unidade Suporte Avançado (UTI MÓVEL) e 03 Unidades de Suporte Básico e a crise que assola todo o País estamos prestes a entrar em um colapso, onde não teremos recursos para manutenção de veículos, compra de equipamentos e contratação de recursos humanos, sendo impossível manter o serviço”.

O secretário de saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim que é vice regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) é um dos que assina a nota. “Os municípios tem realizado verdadeiros milagres sem o repasse do Estado, mas estamos chegando num momento crítico e não tem mais como manter os serviços sem a contrapartida estadual”, afirma.

A presidente COSEMS/MT, Silvia Sirena reitera que os atrasos estão colocam em risco o atendimento na saúde pública como um todo, e que o colegiado de gestores têm buscado diálogo com o gestor da Saúde do Estado, porém até o momento nenhuma atitude efetiva foi tomada. “Os municípios estão atuando sozinhos, e sem os repasses estaduais, realizar as ações se torna ainda mais complicado. Os chefes do executivo, por meio da AMM tem buscado o Governo, mas de efetivo nenhuma ação até a presente data. O colapso narrado pelo coordenador do SAMU em Tangará é um grito de socorro que todos os municípios estão lançando para que a sociedade auxilie na cobrança dos repasses e assim consigamos manter ações e serviços públicos de saúde”, finaliza.




NOTA:

​Eu, Paulo Righetto, Chefe do Departamento do SAMU 192, Coordenador Geral da Central de Regulação de Urgência e Emergência da Regional Tangara da Serra- MT, composta pelos municípios de Tangara da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo dos Parecis, Sapezal Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela e Santo Afonso venho através de este meio digital solicitar aos amigos da imprensa, políticos, assessores, simpatizantes, usuários do Sistema Único de Saúde, grupos de serviços e todos aqueles que entendam que exista importância em manter o SAMU 192 em Tangara da Serra e região, que me ajudem a transmitir essa mensagem até que chegue às autoridades competentes no âmbito estadual para que os mesmo possam solucionar a falta de pagamento de 12 parcelas do financiamento do serviço competente ao estado, montante esse que gira em torno de 1 milhão de Reais.

O SAMU 192 é um programa federal com o financiamento tripartite onde compete 50% a União, 25 % Estado e 25% Município. O Repasse federal está em dias, porém com a falta do repasse do estado o município tem arcado com todos os custos, fazendo malabarismos para angariar recursos haja vista que todos nós da gestão entendemos como imprescindível o serviço prestado a 9 anos no município.

Porém levando em consideração os altos custos em manutenção de 01 Central de Regulação, 01 Unidade Suporte Avançado (UTI MÓVEL) e 03 Unidades de Suporte Básico e a crise que assola todo o País estamos prestes a entrar em um colapso, onde não teremos recursos para manutenção de veículos, compra de equipamentos e contratação de recursos humanos, sendo impossível manter o serviço.

Conto com o apoio de todos!

Att: Paulo Milton Righetto Junior
      Chefe Departamento SAMU 192
    Coordenador Geral Central de Regulação de Urgência e Emergência Regional Tangara da Serra MT


Da Assessoria com adaptações 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.