;

Especiais

Economia| Governo deve propor idade mínima a partir de 50 e 55 anos em reforma

O governo Michel Temer definiu nesta quarta-feira (12) com o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), que a idade mínima progressiva deve partir de 50 anos (mulheres) e 55 anos (homens), até chegar aos 65 anos. Essa transição deve durar 20 anos, segundo o acordo.
Como os últimos pontos serão acertados no início da noite desta quarta em reunião entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), essa previsão ainda pode mudar. É cogitada a possibilidade, ainda que menos provável, de as idades partirem de 52 e 57 anos.

Ficou acertada, em reunião na Casa Civil, a permissão do acúmulo de pensões e aposentadorias até o teto de dois salários mínimos. A proposta original proibia essa possibilidade.
Em reunião nesta quarta-feira, ficou decidido ainda que o tempo de contribuição para ter direito ao valor máximo do benefício será menor que 49 anos -prazo inicialmente proposto pela equipe econômica.
A proposta de adotar idades mínimas de 55 anos para mulheres e de 57 anos para homens chegou a ser considerada, mas perdeu força nesta quarta-feira (12) após pressão das bancadas governistas, que defendem um piso de transição menor.
A ideia é que as idades mínimas progressivas cheguem até os 65 anos para os dois sexos, limite originalmente proposto pela equipe econômica. Para chegarem aos 65 anos ao mesmo tempo, a velocidade no aumento da idade mínima das mulheres terá que ser maior.
Além de atingir a idade mínima, o trabalhador terá de pagar um pedágio, contribuindo por mais tempo com a Previdência Social. A proposta que tenha ganhado mais força é de estabelecer um percentual de 30% do tempo que falta para se aposentar pelas regras atuais, conforme antecipou a Folha de S.Paulo.
A proposta original previa uma regra de transição mais abrupta, com pedágio equivalente a 50% e apenas para mulheres com 45 anos ou mais e homens com 50 anos ou mais.
A previsão é que Oliveira Maia apresente o relatório à comissão especial na próxima terça-feira (18). Além de ser apreciado no colegiado, o texto tem de ser aprovado em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado.
LAVA JATO
O presidente começou a elaborar estratégia para evitar que a reforma seja afetada pela autorização de abertura de inquérito contra oito ministros da gestão peemedebista.
O receio é que a abertura de investigações contra o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, principal articulador da proposta junto ao Congresso, e contra o relator da reforma previdenciária possa atrasar o cronograma de votação e obrigar o presidente a fazer novas flexibilizações para aprová-la.
A ideia do presidente é tentar blindar a proposta do aspecto político e reforçar o seu aspecto técnico. Para isso, o Palácio do Planalto pretende aumentar as aparições públicas de ministros como Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) em defesa da iniciativa.
A estratégia é transformá-los em "garotos propaganda" da reforma, tentando desvincular a iniciativa de ministros do núcleo político. O presidente também irá intensificar a defesa da proposta em discursos públicos, reforçando que, sem ela, a situação do país poderá ficar ainda mais instável.
Em relação à base aliada, Temer avalia reunir-se pessoalmente com cada bancada governista até o final da semana que vem e deve permanecer em Brasília no feriado para se encontrar com ministros e parlamentares.
Nas palavras de um aliado do presidente, a reforma é uma boa maneira de tentar "tirar o foco" das denúncias contra governistas. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.