;

Especiais

Mato Grosso| Confira o ranking de reclamações do Procon Estadual

Em fevereiro deste ano, o Procon Estadual registrou 2.217 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.473 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 744 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “Serviços Essenciais”, com 724 registros. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 328 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 182 registros e “Telefonia Celular”, com 146 reclamações.
Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 268 reclamações: 104 para a categoria “Banco Comercial”, 42 para “Cartão de Crédito” e 40 para “Cartão de Loja”.
A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 216 atendimentos, sendo 44 para as categorias “TV por Assinatura” e “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior), que estão empatadas, 28 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 14 para “Serviços Telefônicos Especiais”.
Já a área “Produtos”, com 180 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 38 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), nove para “Móveis para Quarto” e oito para “Artigo de leitura” (Formal, Jornal, Revista, Folheto, Livro, etc.).
A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 49 reclamações, seguida de “Alimentos”, que teve 23 registros. A última posição do ranking presencial é ocupada pela categoria “Habitação”, com 13 reclamações.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 744 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 382 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 187 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 98.
Na quarta posição da plataforma, estão empatadas as categorias “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” e “Demais produtos”, com 23 registros cada. Em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes”, com 11 reclamações; na sexta posição está a área “Demais Serviços”, com sete reclamações; e em sétimo a área “Turismo/Viagens”, que teve seis registros.
A área “Saúde” ocupa o oitavo lugar no ranking de reclamações online, com cinco registros e, em nono, está a categoria “Água, energia e gás”, com dois registros. “Educação”, “Habitação” e “Alimentos” não tiveram reclamações registradas no mês de fevereiro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.
MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.