;

Especiais

Carnaval: nº de denúncias de violência sexual contra mulheres sobe 90%

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal informou que o número de denúncias de violência sexual contra mulheres subiu 90% durante o carnaval deste ano. Durante os quatro dias, o serviço "Ligue 180" recebeu 109 ligações em 2017, contra 58 no ano anterior.
Fátima Pelaes, secretária de Políticas para as Mulheres, garante que o aumento no número de denúncias é reflexo de campanhas de conscientização para o combate a violência contra mulheres, promovidas pelo governo.

“Acreditamos que, com informação, mais mulheres estão tendo coragem de ligar para o 180 e denunciar casos ou buscar orientação. Sabemos que no período do Carnaval muitas mulheres são alvo de violência sexual, que vão desde o assédio até ao estupro. É preciso trabalhar ações efetivas para coibir esse tipo de crime, não só no Carnaval, mas em todas ocasiões”, afirmou.
Qualquer ato sexual ou tentativa por meio de coerção ou violência é considerado violência sexual. No entanto, nem todas as ligações feitas ao "Ligue 180" entram nas estatísticas de agressão, pois elas são classificadas como denúncias. Apenas a partir da investigação da Polícia Civil de cada estado é que o caso pode ser registrado como violência sexual. As informações são do G1.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.