;

Especiais

Mato Grosso| Municípios têm até 10 de fevereiro para aderirem ao "Criança Feliz"

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) alerta os municípios mato-grossenses sobre o vencimento do prazo para adesão ao programa “Criança Feliz”, em 10 de fevereiro. Criada pelo Governo Federal, a ação tem o intuito de promover o desenvolvimento integral de crianças no ambiente familiar.
Em Mato Grosso, são 87 os municípios aptos a aderirem ao programa, já que para ser elegível é preciso atender a três premissas. Entre elas, índice de desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – ID Cras – médio, maior ou igual a três, com pelo menos 140 indivíduos do público prioritário das visitas domiciliares e suas famílias.
O Governo do Estado, por meio da Setas, já aderiu ao “Criança Feliz”, em dezembro de 2015. Dessa forma, receberá as instruções do Governo Federal sobre o programa para que, então, possa prestar auxílio e capacitações aos municípios. Esse trabalho de apoio, no âmbito estadual, será executado pela Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS).
A titular da pasta adjunta da Setas, Marilê Ferreira, comenta que o “Criança Feliz” concentra um esforço intersetorial. Participam áreas como saúde, justiça, direitos humanos, educação, entre outras. Na assistência social, afirma, o trabalho será aplicado focado no tópico “Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social”.
“Nosso trabalho irá consistir em visitas domiciliares, qualificação da oferta dos serviços socioassistenciais e fortalecimento da articulação da rede, qualificação dos serviços de acolhimento, fortalecimento da intersetorialidade e mobilização. Todas as ações desse programa são desenvolvidas de forma integrada, observando-se a competência dos entes federados”, pontuou.
Primeira Infância
O público prioritário a ser trabalhado são gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (PBC) e crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva.
“Praticamente, o nosso foco serão gestantes e crianças da primeira infância e as famílias destas, que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Aderimos ao programa ainda em dezembro e agora iremos participar das qualificações para dar aporte aos municípios que também aderirem ao programa”, afirmou Marilê.
Criança Feliz
O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes.
Entre as competências de Mato Grosso na execução do Primeira Infância, estão o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização intersetorial no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas e execução das ações programa.

Portal MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.