;

Especiais

Tecnologia| Falso visualizador de conversa do WhatsApp tem mais de 1 milhão de cliques

Uma ameaça digital promete uma falsa funcionalidade de visualizador de conversa para o WhatsApp, alertou a empresa de segurança ESET nesta terça-feira (6). Ela diz permitir ao usuário ver com quem seus contatos estariam se comunicando, mas o objetivo é inscrever o número de celular do usuário em um serviço de SMS Premium, nas quais as mensagens de texto são pagas. Em duas semanas, a campanha já obteve 1,2 milhão de cliques somente no Brasil.

Na ação, o usuário recebe um link no qual promete ativar a nova funcionalidade. "Descubra com quem seus contatos estão conversando agora", diz a mensagem enganosa.

Ao clicar, o usuário é direcionado para uma página maliciosa, onde é induzido a compartilhar o falso link com seus contatos para ativar o recurso. Em seguida, a vítima é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo cibercriminoso, onde é levada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao visualizador de conversas.

De acordo com o levantamento da ESET, a campanha teve início em 18 de novembro e já atingiu 1,5 milhão de pessoas no mundo todo. O Brasil é o país mais atingido até o momento.

O número de golpes aplicados pelo WhatsApp tem aumentado de forma significativa nos últimos meses. A ESET identificou neste ano nove tipos de golpes tendo o aplicativo como principal vetor de propagação. Grande parte deles tem como intenção inscrever os usuários em serviços de mensagens pagas.

A principal recomendação aos usuários é não clicar em links suspeitos e instalar aplicativos de antivírus em seus smartphones.

Burlando o "check azul"
Desde 2014 que o WhatsApp emprega um sistema de verificação de leitura de mensagens, mas que funciona apenas entre as duas pessoas de uma conversa privada dentro do app. Ele é conhecido pelas duas setas azuis que aparecem ao final de cada mensagem; se elas aparecerem, é porque o remetente leu a mensagem.

Quem não gosta desse recurso e quer preservar sua privacidade pode desabilitá-lo. Em um celular com sistema Android, basta ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".

Para iPhone, basta ir em Configurações > Conta > Privacidade > desmarcar a opção "Recibos de leitura".


No entanto, se você desativar as confirmações de leitura, você também deixará de receber as confirmações de leitura de outras pessoas.

Uol

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.