;

Especiais

Política| TRE deve marcar novas eleições em Torixoréu e mais 2 cidades

Eleitores de 14 cidades tiveram parte dos votos "congelados" devido à impugnação de registros de candidatos a prefeito. Destas, em três municípios podem haver nova eleição: Primavera do Leste, Mirassol d’ Oeste e Torixoréu. Nestes casos, os "barrados pela Justiça", que disputaram sub judice, tiveram mais de 50% dos votos e/ou ambos estão enrolados judicialmente - veja quadro
Em Torixoréu, por exemplo, os eleitores ainda não sabem quem será o próximo prefeito, tendo em vista que os dois candidatos que pleiteavam o cargo - Inês Coelho (PP) e Sílvio Figueiredo (PSDB) - tiveram os votos congelados. A situação de ambos ainda será definida pelo Pleno do TRE. Caso nenhum deles consiga reverter a decisão, serão realizadas novas eleições. Inês teve 1.520 votos contra 1.276 do candidato tucano, contudo, os votos não foram computados para efeito de eleição majoritária.

O ex-prefeito de Primavera do Leste Getúlio Viana (PSB) obteve 19.057 votos, que, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, equivalem a 64,18%, mas os números estão congelados. E, por enquanto, aparece como prefeito eleito Paulo Berch (PMDB), que teve 10.636 votos. O problema é que a nova legislação determina que se o candidato indeferido obtiver mais de 50% dos votos, há nova eleição.

Já em Mirassol d'Oeste, o então candidato Elias Leal (PSD) foi o mais votado, contudo, foi indeferido e está com recurso. Elias recebeu 7.830 votos, o que representa, segundo o TRE, 56,13%. Mas no sistema aparece como eleito Dr. Jeferson (PSDB), que conseguiu 6.121 votos, e não assume o posto de maneira alguma. Assim, se Elias não conseguir reverter a situação,  haverá nova eleição na cidade.

Há ainda os casos curiosos como o de Conquista D' Oeste, que teve dois candidatos a prefeito impugnados - Walmir Guse (PSDB) e Fabio Herbert (PPS). Walmir conseguiu 818 votos, já Fabio 554. O eleito José Carlos (PMDB) teve 827 votos. A soma dos votos dos três chega a 2199, isto é, se os candidatos não estivessem impugnados. Dividindo esse total em porcentagem, os dois candidatos que tiveram os votos congelados teriam 62,40%, maior que o percentual do eleito.

Outros impugnados

Em Lucas do Rio Verde, o prefeito impugnado Otaviano Pivetta quase chegou a atingir 49,58% dos votos, correspondentes a 14.166 eleitores, e não conseguiu a reeleição. O prefeito eleito, Luiz Binotti (PSD) obteve nas urnas 14.408 votos. Em Santo Afonso, Gordo Salim (PR) conseguiu 963 votos, o que representa 46,95%. Já o eleito, Joabe Xiru, índio Velho (PSDB), obteve 1088 votos.  A situação é a mesma em outros nove municípios.

Eleições suplementares


Nos últimos sete anos foram realizadas 12 eleições suplementares no Estado. Em 2013, por exemplo, os eleitores de Juara e Glória D'Oeste tiveram que voltar às urnas em 7 de julho daquele ano. Oscar Bezerra (PSB) disputou a Prefeitura de Juara, em 2012, com o registro indeferido e chegou até a ser eleito, mas o município teve eleição suplementar. Edson Piovesan acabou sendo  eleito prefeito no ano seguinte na nova eleição. Neste ano, a família Bezerra conseguiu a Prefeitura de Juara com a vitória de Luciane Bezerra (PSB).
Do S7

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.