;

Especiais

Elas| Conheça e saiba como funcionam os métodos contraceptivos de longa duração

Existem muitas maneiras de prevenir gravidez: camisinha, pílula anticoncepcional, diafragma, DIU, entre muitos outros. Cada um dos métodos contraceptivos tem suas vantagens e desvantagens, cabendo ao médico e paciente chegarem a um acordo de qual é o preferido e mais indicado a cada mulher.

Os métodos contraceptivos de longa duração, como o próprio nome já diz, têm uma ação prolongada e podem ser alternativas para as mulheres que não se lembram ou se incomodam ao tomar todos os dias a pílula anticoncepcional.

As opções deste tipo de contracepção são três: implante subcutâneo, dispositivo intrauterino de cobre – conhecido como DIU –, e o sistema intrauterino(SIU), que também é chamado de DIU com hormônio.

Como estes métodos não dependem que a mulher lembre de tomá-las ou de qualquer outro fator que impeça o uso diário, eles são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) os mais eficazes – e o implante subcutâneo está em primeiro lugar na taxa de eficácia.

“O uso de qualquer um deles é reversível: seu uso pode ser interrompido em qualquer momento se a mulher desejar ser mãe”, esclarece a ginecologista Cristina Guazzelli, professora da Escola Paulista de Medicina. Ela afirma que a fertilidade feminina volta ao normal logo após a retirada do implante subcutâneo, DIU ou SIU.

Implante subcutâneo

Um bastonete flexível com quatro centímetros de comprimento e feito de EVA é colocado sob a pele do braço, explica Cristina. Ele libera o etonogestrel, um hormônio sintético, derivado da progesterona. “O hormônio é liberado gradualmente no organismo, com o intuito de inibir a ovulação”, diz a ginecologista sobre seu funcionamento.

A duração da contracepção do implante cutâneo é de três anos e a taxa de eficácia na prevenção da gravidez é muito alta. Segundo pesquisas, apenas uma mulher engravidou a cada 2 mil que usaram o implante por um ano.

DIU e SIU

Ambos são dispositivos inseridos no útero, na cavidade intra uterina, com a finalidade de impedir a gravidez e são conhecidos popularmente como DIU. O processo de colocação deles pode ser realizado em um consultório por um ginecologista. “Eles tornam o útero um ambiente hostil aos espermatozóides e, assim, evitam a chegada deles às trompas”, afirma Cristina.

O dispositivo de cobre não tem hormônios e impede a gravidez porque é um metal espermaticida e tem a duração com função contraceptiva por até 10 anos no corpo da mulher.

O SIU, chamado de DIU hormonal, libera progesterona de forma gradativa, por cinco anos no útero. “Ele altera a secreção do colo do útero, impedindo a penetração dos espermatozoides”, fala a ginecologista.

De acordo com Cristina, os dois métodos com hormônio – SIU e implante – podem alterar a menstruação “produzindo um sangramento irregular com uma tendência a diminuição”.

É importante procurar um médico antes de escolher qual o melhor método contraceptivo. 

Do G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.