;

Especiais

Brasil| Presidente do Bradesco vira réu em ação penal da Operação Zelotes

 
A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas suspeitas de estarem envolvidas no esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foi aceita pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.  Dessa forma, Trabuco e os outros denunciados tornaram-se réus na ação penal sobre o caso, que é investigado na Operação Zelotes.

Suspeita-se que os executivos do Bradesco tenham negociado com um grupo que comprava decisões no Carf, que atua como um tribunal que avalia débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal.

O diretor vice-presidente do Bradesco, Domingos Figueiredo de Abreu e o diretor de Relação com Investidores, Luiz Carlos Angelotti, também se tornam reús na ação penal, assim como Mário da Silveira Teixeira Júnior, ligado ao Conselho de Administração do banco.

As investigações apontaram que o grupo suspeito de fazer parte do esquema de corrupção com os integrantes do Carf conversou com executivos do Bradesco sobre um “contrato” para anular um débito de R$ 3 bilhões com a Receita Federal.

Em nota divulgada em maio, após o indiciamento de Trabuco e outros diretores, o banco negou "ter contratado serviço de lobistas no Carf" e afirmou que "Trabuco não participou de qualquer reunião com o grupo citado”.

O Bradesco também se manifestou sobre a aceitação da denúncia do Ministério Público Federal anunciada nesta quinta-feira. “O Bradesco reitera sua convicção de que nenhuma ilegalidade foi praticada por seus representantes e, em respeito ao rito processual, apresentará oportunamente seus argumentos ao Poder Judiciário.”

Veja quem são os denunciados suspeitos de fazerem parte do esquema de corrupção no Carf:

  • Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco
  • Domingos Figueiredo de Abreu, diretor vice-presidente do Bradesco
  • Luiz Carlos Angelotti, diretor de Relação com Investidores do Bradesco
  • Mário da Silveira Teixeira Júnior, ligado ao Conselho de Administração do Bradesco
  • Lutero Fernandes do Nascimento, servidor da Receita
  • Eduardo Cerqueira Leite, servidor da Receita
  • Jefferson Ribeiro Salazar, ex-servidor da Receita
  • Jorge Victor Rodrigues, ex-conselheiro do Carf
  • Mário Pagnozzi Júnior, consultor e advogado
  • José Teruji Tamazato, consultor e advogado
Do IG

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.