;

Especiais

Após denúncia vinculada na TV fiscais notificam proprietária de imóvel

Agente de edemia coletando larvas para análise
Após uma denúncia vinculada na programação da emissora de Tv local na manhã desta quarta-feira(15), a coordenadora da vigilância sanitária Ivonete Lima juntamente com os fiscais de vigilância sanitária e epidemiológica foram até o endereço denunciado e realizaram a coleta das larvas que será enviada para análise em Rondonópolis.

A proprietária da residência foi notificada pela vigilância sanitária onde terá um prazo de 10 dias para realizar a limpeza do local, caso a limpeza não seja realizada neste período a dona do imóvel será atuada pela secretaria de tributos.  

Segundo Iovnete Lima, a vigilância sanitária e epidemiológica vem realizando um trabalho intenso no combate à dengue.  E o cronograma de atividades conta com palestras nas escolas, campanhas com faixas espalhadas pela cidade, campanha de combate na televisão e rádio e em breve um arrastão pela cidade.

“ Até o momento existe 80 notificações, sendo 40 confirmadas com a dengue, ou seja, os moradores precisam se conscientizar e trabalhar neste combate, para que esse número não aumente”, disse.

O combate

A população pode cooperar limpando seus quintais eliminando qualquer recipiente que possa servir como criadouro do  aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.