;

Especiais

EPIDEMIA DE DENGUE: MT tem oito cidades em alerta

 
Oito municípios de Mato Grosso estão em situação de alerta para epidemia de dengue, entre eles está a Capital, Cuiabá. Conforme o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, o Índice de Infestação Predial (IPP), na capital, corresponde a 3,1. O estudo foi realizado no mês passado em âmbito nacional.

De acordo com o documento, é considerado estado de alerta, quando mais de 1% e menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito. Além de Cuiabá, a lista também inclui os municípios de Poconé, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Glória D’Oeste, Barra do Bugres, Mirassol D’Oeste e Nobres. A cidade de Araputanga é a única que aparece em situação de risco.

Conforme o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2014, o Mato Grosso registrou 10.505 casos de dengue, onde cinco ocorrências de óbito foram confirmadas nos municípios de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Alto Taquari e Alta Floresta.

Segundo a SES, Sinop registrou até agora 2.793 casos, mas não está citado entre as cidades que correm risco de epidemia ou em alerta. O mesmo está para Rondonópolis (603 casos) e Várzea Grande (443 casos). Cuiabá aparece no levantamento com o registro de 1.306 ocorrências.

Ao Diário, por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, afirmou que só vai se manifestar sobre a situação nos próximos dias.

NOVA DOENÇA – O Ministério da Saúde confirmou que até o dia 25 do mês passado, 828 casos da Febre Chikugunya foram confirmados no território brasileiro, Mato Grosso é um dos estados onde a doença ainda não se manifestou.

O perigo é que ela também é transmitida pelo Aedes aegypti. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

No dia 15 de novembro, começa a campanha de combate às duas doenças. O slogan é “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, por tanto, orientações à população serão divulgadas para evitar a proliferação dos mosquitos e alertar sobre a gravidade.

Por se tratar do mesmo transmissor, os cuidados são os mesmos.

Os sintomas do chikungunya são febre alta, dor muscular e nas articulações que costumam durar de três a 10 dias, a diferença entre as duas doenças e que no caso da chikungunya, as dores aparecem de forma mais intensa.

Para evitar a transmissão do vírus é necessário eliminar os criadouros dos mosquitos, as mesmas medidas que são utilizadas para a prevenção da dengue. 

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.